São Tarcisio

São Tarcisio
São Tarcisio - Patrono dos Coroinhas, Acolitos e Ministros Extraordinários da Comunhão

ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.

Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.

Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.

Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido).

Graças e louvores se dêem a cada momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.

ORAÇÃO DO COROINHA

ORAÇÂO DO COROINHA


Senhor Jesus, queremos hoje te agradecer por haver-nos chamado a sermos Coroinhas e Assessores e podermos ajudar a nossa comunidade.

Queremos hoje renovar nosso compromisso de Te amar e Te servir.

Queremos permanecer sempre unidos. Ajuda-nos, pois, a perseverarmos com coragem nesta missão. Conduz-nos, fortalece-nos nas dificuldades, orienta-nos nas tempos dificeis.

Queremos sempre Te servir com dedicação, carinho, zelo e alegria. Confiamos nossa missão e nossos trabalhos a Ti.

Toma-nos pela mão para que, com alegria, possamos consagrar desde cedo nossa vida a Deus.

Amém.


* * * ESCALA DO MÊS DE FEVEREIRO/2011 * * *

ESCALA DO MÊS DE FEVEREIRO / 2011

OLÁ PESSOAL!!!! VERIFIQUEM A ESCALA DO MÊS.



06/02/11 - 1º Domingo - Missa

CLÉLIA - (Altar e Lavabo)
ELLEN - (Altar e Lavabo)
MATHEUS - (Sacrário)
LUCAS - (Coleta)
GUSTAVO - (Coleta)
SERGINHO - (Reserva)



13/02/11 - 2º Domingo - Celebração

JEFERSON - (Altar e Lavabo)
BARBARA - (Altar e Lavabo)
LORAINE- (Sacrário)
JENNYFFER - (Coleta)
LEONAN - (Coleta)
ROBERTA - (Reserva)



20/02/11 - 3º Domingo - Missa

MAIANE - (Altar e Lavabo)
CLÉLIA - (Altar e Lavabo)
LUCAS - (Sacrário)
MATHEUS - (Coleta)
SERGINHO - (Coleta)
LORAINE - (Reserva)


27/02/11 - 4º Domingo - Celebração

LEONAN - (Altar e Lavabo)
GUSTAVO- (Altar e Lavabo)
ELLEN - (Sacrário)
BARBARA - (Coleta)
ROBERTA - (Coleta)
JENNYFFER - (Reserva)



OBS: OS ACOLITOS E COROINHAS ESCALADOS PARA O SERVIÇO DO ALTAR, DEVERÃO VERIFICAR A DATA DE SUA ESCALA E TER RESPONSABILIDADE COM O COMPROMISSO NESTE DIA, PORTANTO, CHEGAR À IGREJA NO MÁXIMO 30 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DAS CELEBRAÇÕES E MISSAS.
VERIFICAR TAMBÉM A ARRUMAÇÃO DOS APARATOS DA CREDENCIA JUNTO COM OS MINISTROS.

QUALQUER MUDANÇA NA ESCALA, TODOS SERÃO AVISADOS.

DEUS OS ABENÇOE!

SÃO TARCÍSIO, ROGAI POR NÓS!

SANTA CRUZ, SALVAI-NOS!

* x * x * x *

ESQUEMA DO ANO LITURGICO

ESQUEMA DO ANO LITURGICO

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - 04/01/2011 - Terça -Feira

Missal Romano: Tempo do Natal - Terça-feira depois da Epifania (pag. 168), Oração Eucarística II (pag.477), Prefácio 34 da Epifania ( pag. 413)

Ano: A

Cor Litúrgica: Branca

1ª Leitura: 1ª carta de João 4, 7-10

Salmo: 71 (72)

Evangelho: Marcos 6, 34-44

* Evangelho:

O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós

Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo † , segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer". Mas, Jesus respondeu: "Dai-lhes vós mesmos de comer. Os discípulos perguntaram: "Queres que gastemos duzentos dentários para comprar pão e dar-lhes de comer? Jesus perguntou: "Quantos pães tendes? Ide ver. Eles foram e responderam: "Cinco pães e dois peixes". Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas.
Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Comentário

O amor do cristão para com os irmãos, que chega ao heroísmo de perdoar e fazer o bem mesmo àqueles que nos fazem mal, a ponto de dar por eles a vida como fez Jesus por nós, não pode provir da natureza humana, repleta de egoísmo, que tende à afirmação do próprio eu e à defesa dos próprios direitos. Tal amor encontra em Deus sua fonte fecunda e inesgotável compreende a fraqueza da criatura, quer libertar o homem da escravidão do pecado e teve a sua manifestação mais alta na encarnação do Filho e em sua morte na cruz por nós. "Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores" (Rm 5,8). Amor pede amor; mas para ser autêntico, mais que uma resposta "vertical" de amor para com Deus, ele nos pede amor para com os irmãos: "Nisto vos reconhecerão por meus discípulos, Se vos amardes uns aos outros.
O milagre da “multiplicação dos pães”, ou a refeição milagrosa, está presente nos quatro evangelhos (sinóticos); em Marcos e Mateus eles se complementam. É a última refeição na Galiléia, como banquete festivo de uma comunidade em formação. A refeição tem algo de sacramental, apesar de falta de vinho nesse banquete, e nos lembra da Eucaristia.
Para que a partilha funcione é necessário que haja primeiro a organização do povo: “Então Jesus, como um perfeito líder, mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas”. Jesus abençoa os cinco pães e os dois peixes, ergue os olhos para o céu o milagre acontece. Na eucaristia Deus se importa com o seu povo.
Atualmente o povo carece de bons líderes capazes de abdicarem dos seus interesses particulares e egoístas e se dedicarem, também, aos interesses dos marginalizados, de forma inteligente, mas sem violência, como no testemunho de vida de Gandhi. Jesus é apresentado aqui como pastor messiânico, semelhante a Moisés ou a Davi, encarnando o próprio Deus-pastor, o Bom Pastor (Sl 23,1). É Ele que lhes dá o verdadeiro alimento. O primeiro milagre dos Pães também lembra Ex 16 em que Deus fornece maná para seu povo que caminhava no deserto.
Hoje a sociedade é focada na lógica do comercio na busca incessante do lucro (pelo ter e pelo ser simplesmente): quem pode comprar se alimenta em abundância e até em excesso; os que não podem adquirir (falta-lhe dinheiro, emprego, justiça social) passam fome e até morrem pela falta do essencial à vida. Os bens da natureza e aqueles bens que sustentam a vida são dons de Deus, do qual todos têm direito, ou seja, quando há partilha não há falta, pelo contrário: há até sobras. Hoje a partilha chega a ser quase uma utopia, porque reinam, sobretudo, a omissão e o egoísmo.
O milagre da multiplicação pode ser alcançado por qualquer cristão consciente da sua missão no mundo.  O exercício da fé sem obras torna o cristão sem ação pratica no mundo em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros de Formação para os Coroinhas

  • Biblia Católica Pastoral - Ed. Paulus
  • Formação para Coroinhas vol. 1 e 2 - Pe.Luiz Miguel Duarte
  • Introdução Geral sobre o Missal Romano - Frei Alberto Beckhauser
  • Missa (Mistério-Celebração-Organização) - Mauro Odorissio
  • Pequeno Manual do Coroinha - Jair Gomes de Toledo