São Tarcisio

São Tarcisio
São Tarcisio - Patrono dos Coroinhas, Acolitos e Ministros Extraordinários da Comunhão

ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.

Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.

Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.

Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido).

Graças e louvores se dêem a cada momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.

ORAÇÃO DO COROINHA

ORAÇÂO DO COROINHA


Senhor Jesus, queremos hoje te agradecer por haver-nos chamado a sermos Coroinhas e Assessores e podermos ajudar a nossa comunidade.

Queremos hoje renovar nosso compromisso de Te amar e Te servir.

Queremos permanecer sempre unidos. Ajuda-nos, pois, a perseverarmos com coragem nesta missão. Conduz-nos, fortalece-nos nas dificuldades, orienta-nos nas tempos dificeis.

Queremos sempre Te servir com dedicação, carinho, zelo e alegria. Confiamos nossa missão e nossos trabalhos a Ti.

Toma-nos pela mão para que, com alegria, possamos consagrar desde cedo nossa vida a Deus.

Amém.


* * * ESCALA DO MÊS DE FEVEREIRO/2011 * * *

ESCALA DO MÊS DE FEVEREIRO / 2011

OLÁ PESSOAL!!!! VERIFIQUEM A ESCALA DO MÊS.



06/02/11 - 1º Domingo - Missa

CLÉLIA - (Altar e Lavabo)
ELLEN - (Altar e Lavabo)
MATHEUS - (Sacrário)
LUCAS - (Coleta)
GUSTAVO - (Coleta)
SERGINHO - (Reserva)



13/02/11 - 2º Domingo - Celebração

JEFERSON - (Altar e Lavabo)
BARBARA - (Altar e Lavabo)
LORAINE- (Sacrário)
JENNYFFER - (Coleta)
LEONAN - (Coleta)
ROBERTA - (Reserva)



20/02/11 - 3º Domingo - Missa

MAIANE - (Altar e Lavabo)
CLÉLIA - (Altar e Lavabo)
LUCAS - (Sacrário)
MATHEUS - (Coleta)
SERGINHO - (Coleta)
LORAINE - (Reserva)


27/02/11 - 4º Domingo - Celebração

LEONAN - (Altar e Lavabo)
GUSTAVO- (Altar e Lavabo)
ELLEN - (Sacrário)
BARBARA - (Coleta)
ROBERTA - (Coleta)
JENNYFFER - (Reserva)



OBS: OS ACOLITOS E COROINHAS ESCALADOS PARA O SERVIÇO DO ALTAR, DEVERÃO VERIFICAR A DATA DE SUA ESCALA E TER RESPONSABILIDADE COM O COMPROMISSO NESTE DIA, PORTANTO, CHEGAR À IGREJA NO MÁXIMO 30 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DAS CELEBRAÇÕES E MISSAS.
VERIFICAR TAMBÉM A ARRUMAÇÃO DOS APARATOS DA CREDENCIA JUNTO COM OS MINISTROS.

QUALQUER MUDANÇA NA ESCALA, TODOS SERÃO AVISADOS.

DEUS OS ABENÇOE!

SÃO TARCÍSIO, ROGAI POR NÓS!

SANTA CRUZ, SALVAI-NOS!

* x * x * x *

ESQUEMA DO ANO LITURGICO

ESQUEMA DO ANO LITURGICO

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA

03/01/2011 - Segunda -Feira depois da Epifania

Missal Romano: Oração Eucarística III (pag.482), Prefácio 34 da Epifania ( pag. 413)

Ano: A

Cor Litúrgica: Branca

1ª Leitura: 1ª carta de João 3,22-4,6

Salmo: 2 (3)

Evangelho: Mateus 4,12-17.23-25

* Evangelho:

Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós

Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo † , segundo Mateus
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
"A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte".
Desde então, Jesus começou a pregar: "Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo".
Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos.
Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.
Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário

As características de uma comunidade cristã são a fé em Jesus Cristo, o amor recíproco dos irmãos e a fidelidade aos preceitos de Deus. Por isso, sugere o apóstolo algumas atitudes fundamentais. Antes de tudo a oração, entendida não tanto como pedido de graças, quanto como empenho pessoal de realizar o que é ordenado; depois, um propósito de fé autêntica em Cristo Jesus e de operosa caridade para com os irmãos.
S. João reduz a atitude de fé a seu núcleo essencial: aceitar Jesus. "O centro vivo da fé é Jesus Cristo; só por meio dele podem os homens salvar-se, dele recebem o fundamento e a síntese de toda verdade". Ele é verdadeiramente "a chave, o centro, o fim do homem e também de toda a história humana". Crer em Jesus quer dizer confiar nele, abrir-se a ele até deixar-se transformar nele, aceitando-o por modelo de comportamento: "Dei-vos o exemplo, a fim de que, como eu vos fiz, também vós o façais" (Jo 13,15). Esta fé nele torna-se força dinâmica e criativa, capaz de testemunhar e de fazer Cristo e sua mensagem conhecidos e aceitos pelos homens.
O ministério de Jesus descortinou, para a humanidade, um horizonte novo. O Reino dos Céus, irrompendo na História por meio de Jesus e de sua ação, reavivou a esperança do povo de Deus. Iniciou-se um tempo novo, na história do relacionamento da humanidade com Deus.
A terra de Zabulon e de Neftali é uma referencia a duas das doze tribos de Israel. Ambas situavam-se próximas ao Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, não muito distante do Mar Mediterrâneo, no Norte de Israel. É um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo cerca de 19 km e largura máxima de cerca de 13 km. A cidade de Cafarnaum, junto ao lago, é o cenário da inauguração solene do ministério público de Jesus na Galiléia dos gentios (não israelitas). Jesus escolhe a Galileia, em vez de em Jerusalém e na Judéia, conforme explicações de Mateus. A Galiléia é o campo da sua missão, conforme o oráculo (significa tanto a divindade consultada como o intermediário humano que transmite a resposta) de Isaias (Is 8, 23-9,1), começando por tomar contato com todos os povos a quem enviará os discípulos no final do Evangelho (28, 16-20). Mateus também explica por que Jesus ensinou e curou na Galiléia (4,12-17) e como atraiu um círculo intimo de discípulos (4, 18-22) e um circulo maior de seguidores atentos (4, 22-25) vindos da Galiléia, da Decápole (dez cidades a Leste e Nordeste do Jordão), de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão.
O resumo da pregação de Jesus está em Mt 4,17: “Convertei-vos: o Reinado dos céus aproximou-se”. A primeira parte da passagem contém a proclamação que convida a uma completa conversão e reorientação de vida; a segunda dá um sentido para a proclamação. A vitória final de Deus está sendo inaugurada no ministério de seu Filho. Embora a atividade de Jesus se concentre na região da Galiléia, a notícia se espalha em toda a província da Síria. A fama de Jesus como mestre e protagonista de curas resulta no movimento de muitos seguidores. São pessoas que sofrem de toda a espécie de doenças que são trazidas até Ele e curadas. É gente de todas as regiões de Israel, exceto da Samaria, que juntam-se às multidões para segui-Lo. Juntamente com os discípulos, essas pessoas formam a platéia para o Sermão da Montanha (cf. Mt 5,1;7,28).
Para o seguidor contemporâneo de Jesus, resta não apenas cumprir, na prática, a Palavra que toma conhecimento, mas buscar a realização do seu ministério particular, familiar e comunitário. Isaias nos lembra de que "assim acontece com a minha palavra que sai de minha boca: ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual eu a mandei" (Is 55,11). Como seguidor do Mestre, o cristão precisa fazer a sua parte através da evangelização em todos os níveis. O novo ano que ora inicia pode ser o cenário da inauguração solene da sua missão nesse mundo, saindo da retórica para a realização.

Fonte: Mundo Católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros de Formação para os Coroinhas

  • Biblia Católica Pastoral - Ed. Paulus
  • Formação para Coroinhas vol. 1 e 2 - Pe.Luiz Miguel Duarte
  • Introdução Geral sobre o Missal Romano - Frei Alberto Beckhauser
  • Missa (Mistério-Celebração-Organização) - Mauro Odorissio
  • Pequeno Manual do Coroinha - Jair Gomes de Toledo